História do GTA 4 e do GTA:Episodes From Liberty City(The Ballad Of Gay Tony)

Grand Theft Auto IV:
Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 para computador. Em 17 de fevereiro de 2009, a versão para Xbox 360 ganhou duas expansões, subintituladas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, que ganharam versões para PC e PlayStation 3 em 13 de abril de 2010. O jogo obteve um imenso sucesso, chegando a ter mais de 13 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Também ganhou uma excelente avaliação, vistada por grandes sites sobre o assunto, como MobyGames e GameSpy.

Jogabilidade

Grand Theft Auto IV tem uma base semelhante a de seus antecessores, que consiste em controlar um personagem livremente em um ambiente grande e amplo, no caso uma grande metrópole insular. A pé, o jogador pode andar, correr, saltar, escalar, nadar (mas não mergulhar), comer, beber, e também, utilizar diversos tipos de armas, sejam elas facas, bastões, pistolas, fuzis, bazucas, granadas e outras. Também é possível utilizar veículos, como carros, motos, caminhões, barcos e helicópteros. Existem também atividades complemetares, como boliche e corridas. Sendo o jogo centrado no mundo do crime, o jogador pode também realizar ações ilegais, como roubar, agredir e/ou matar alguém, o que pode chamar a atenção de policiais.

Embora seja necessário completar as missões para o desenrolar do enredo e para que o jogador libere certas áreas, estabelecimentos e conteúdos do jogo; é possível realizá-las a qualquer momento do jogo, e em diferentes ordens. Algumas missões, contudo, podem surgir repentinamente e o jogador terá de completá-las assim que for informado. Um fato novo na série é a possibilidade de fazer escolhas, como por exemplo, matar alguém ou poupar sua vida, ou escolher alguém para matar entre duas pessoas. Algumas escolhas podem ser insignificantes para o enredo, outras podem determinar até o final do jogo.

O uso dos softwares Bullet e Euphoria proporcionaram ao jogo movimentos mais reais do que os anteriores.

[editar]Combates e saúde

Os sistemas de combates e de perseguição policial de Grand Theft Auto IVforam totalmente remodelados em relação aos antecessores. Agora o jogador pode se esconder atrás de qualquer objeto e a polícia está mais inteligente.

O jogo possui um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode se esconder detrás de paredes, caixas, carros e vários outros objetos; mirar em pessoas específicas ou mirar livremente.[17] Niko também pode fazer execuções em certos personagens, caso esteja portando uma pistola e a marca do alvo esteja piscando em vermelho. Há vários golpes de combate manual, incluindo chutes, socos, contra-golpes e desarmes.

A saúde de Niko é representada por um semicírculo em volta do radar, sendo a outra metade do círculo reservada para representar o colete à prova de balas. Os alvos também são marcados por círculos de energia e colete. A barra pode ser preenchida de várias maneiras: comendo, bebendo soda, dormindo, coletando quites médicos, chamando os paramédicos pelo telefone, ligando para uma namorada que pode auxiliá-lo pelo telefone, ou fazendo sexo com uma prostituta. O nivel de saúde diminui conforme o jogador é atropelado, socado, afogado ou quando ele cai de uma grande altura. O colete só é danificado por tiros e explosões. [18]

O personagem também pode morrer, seja baleado, atropelado, afogado e etc. Ele será então levado ao hospital mais próximo onde terá alta após algumas horas e o pagamento de uma quantia de dinheiro (10% da fortuna total do jogador, desde que este valor seja US$10.000,00 ou menos). As armas e a munição são mantidas.

[editar]Polícia

O sistema de "Nível de Procurado" foi alterado em relação aos jogos anteriores. O número de estrelas aumenta conforme o jogador pratica crimes cada vez mais violentos, e esse aumento é correspondido pelo envio de homens e veículos de agências mais bem-equipadas. Contudo, são outras as agências que perseguem o jogador. Nas ediçõs anteriores, o jogador era perseguido pela SWAT, pelo FBI e até pelo exército norte-americano, mas agora a polícia é auxiliada por policiais da NOOSE (National Office of Security Enforcement - uma paródia da DHS[19]) num nível de três estrelas, e por agentes da Unidade de Resposta Tática da NOOSE (uma paródia da Unidade de Serviço de Emergência do Departamento de Polícia da Cidade de Nova Iorque) ou agentes do FIB (Federal Investigation Bureu - paródia do FBI) em níveis de quatro estrelas em diante.

A partir do nível de três estrelas, um helicóptero da polícia é enviado, contendo homens armados com fuzis. Se o nível de estrelas for maior, um helicóptero maior será enviado, embora ainda sejam utilizados atiradores de elite, ao invés das metralhadoras automáticas da aeronave.

Quando Niko passa a ser procurado, um círculo forma-se em volta dele. Ele demarca a área onde a polícia estará procurando por ele. Se o personagem sair do círculo e não for avistado por algum policial após um tempo, a perseguição acaba. O círculo aumenta conforme o nível de procurado também aumenta. Há outras maneiras de se escapar da polícia, como utilizando um Pay 'n' Spray (desde que a polícia não o veja entrando no estabelecimento), trocando de veículos escondido da polícia, ou simplesmente ligando para certos personagens que podem ter a habilidade de livrar Niko dos policiais.

Quando o nível de procurado é de apenas uma estrela, policiais não atiram em Niko, mas podem fazê-lo se render caso cheguem muito perto. O jogador pode escapar da polícia logo antes de ser algemado, mas isso lhe renderá uma estrela a mais.[17] Pedestres também podem chamar a polícia caso vejam um crime sendo cometido.[20][21]

[editar]Veículos

Todos os veículos do jogo estão equipados com um mapa GPS, usado no radar do jogo. Pode-se marcar pontos em qualquer lugar do mapa, e o radar automaticamente sugerirá a mais curta rota até o destino, lembrando que ele considera a existência de vias de mão-única, canteiros centrais, etc. Niko pode também parar táxis na rua para viajar pela cidade, mediante o pagamento da corrida. As corridas podem ser simplesmente puladas (mediante o pagamento de uma quantia extra), levando o jogador ao destino instantaneamente.

Durante perseguições, o jogador pode focar a câmera no alvo, e a mira no modo de direção é livre, havendo a possibilidade de se utilizar pistolas, metralhadoras sub-automáticas, granadas ou coquetéis molotov enquanto se dirige.[22]

Os softwares Bullet e Euphoria fazem Niko reagir diferentemente a cada queda de motocicleta, sendo as reações proporcionais às intensidades dos impactos e às suas direções.[23]

Os veículos também podem ser danificados de diversas maneiras diferentes, de acordo com a intensidade do impacto. Motos podem ter sua lataria amassada e seus faróis quebrados. Carros não explodem se virarem de cabeça para baixo, mas podem ainda pegar fogo e explodir se forem suficientemente danificados por colisões, tiros ou incêndios. Motores podem ser danificados de tal modo a não funcionarem mais, inutilizando o veículo. Explosões próximas ou batidas muito fortes podem ainda entortar as rodas de um carro de modo que ele perca a estabilidade ou até a capacidade de locomoção.

[editar]Comunicação

Como no jogo anterior (GTA San Andreas), o protagonista porta um telefone celular. Contudo, o aparelho agora desempenha um papel muito mais importante e pode ser usado para várias ações. Pode ser usado como agenda, para ler mensagens de texto, chamar amigos e namoradas para sair, conversar com eles ou requisitar serviços como redução no nível de procurado, descontos em lojas, auxílios em geral, etc. Quando uma missão é fracassada, uma mensagem é enviada ao protagonista para que o jogador possa tentá-la de novo sem precisar se dirigir ao local de onde Niko foi enviado. Uma câmera também pode ser usada (no modelo que Niko ganha mais tarde de Playboy X) para tirar fotos. Ainda, o jogador pode ligar para a emergência (911) para chamar a polícia, os paramédicos ou os bombeiros.[24] O celular também pode ser utilizado para acessar o modo de multijogadores.

A internet agora também pode ser utilizada. Uma rede de lan houses (chamada TW@) ou laptops de alguns apartamentos podem ser utilizados para acessá-la. Há mais de 100 sites disponíveis, sendo alguns necessários para completar certas missões. Niko possui também um e-mail, com o qual pode receber informações sobre missões ou simplesmente conversar com conhecidos.

Quando dentro de um carro da polícia, Niko pode usar o computador do carro para acessar a base de dados dos criminosos de Liberty City, chamar por reforços, ou informar-se sobre crimes que estão acontecendo no momento para que possa resolvê-los e ganhar dinheiro em troca.[25]

Niko pode também assistir à televisão em qualquer de seus apartamentos. Há alguns canais com propagandas e programas como documentários, desenhos animados, reality shows, etc.

 

Grand Theft Auto IV:Episodes From Liberty City (The Ballad Of Gay Tony)

GTA: Ballad of Gay Tony
 

 

GTA 4 continua a ser indiscutivelmente um dos jogos mais elaborados desta geração, com centenas de coisas para fazer e um motor de jogo que apesar de já se notar começar a estar desgastado pelo tempo, ainda teve espaço para uma expansão com ênfase em grupo que ficou conhecido por GTA 4: The Lost and The Damned. ARockstar prometeu que GTA 4: The Lost and Damned não seria o último DLC a ter lugar emLiberty City, e como tal eis que surge o último episódio de Liberty CityGTA The: Ballad of Gay Tony. Será que GTA: The Ballad of Gay Tony ainda tem brilho suficiente para nos atrair aLiberty City uma vez mais?

 

Em GTA: The Ballad of Gay Tony tomamos controlo de Luiz Lopes, um homem da vida nocturna que enquanto consegue gerir um bar, é também o braço direito e guarda-costas deAnthony Prince, mais conhecido pelos que o rodeiam por Gay Tony. Sendo leal a Tony, Luiz vê-se envolvido numa alhada quando os antigos investidores de Tony tramam o senhor da noite e tentam reaver o que é seu à força. Sem capacidade para responder, directamente, Luiz resolve uma vez mais ajudar o seu amigo de forma a re-erger o seu império da noite.
 

GTA: The Ballad of Gay Tonysegue o mesmo sistema de missões que a série GTA já nos habituou, temos a cidade de Liberty City inteiramente ao nossos dispor, e cabe a nós decidir o que fazer a seguir. Se seguirem a história, vão descobrir como funciona o mundo nocturno de Liberty City, enquanto Luiz mata aqueles que tramaram Gay Tony, ou até a ele. Se resolverem explorar, há muito que fazer, e novos passatempos para vos roubar a atenção o que aumenta brutalmente a longevidade de GTA: The Ballad of Gay Tony, o Online também está de volta e foram acrescentados novos modos e alguns elementos foram alterados, como é o caso das novas arenas mais pequenas pensadas para os jogos de Deathmatch e a presença de novas armas.

GTA: The Ballad of Gay Tony prometia ser um jogo cheio de glamour e explosões, e certamente não desaponta neste departamento. A vida de Luiz divide-se entre dois universos, no primeiro é o gerente de bar, nos quais realiza várias actividades (as quais vocês podem controlar) de gestão ou então de angariação de clientela, mantendo sempre o nível e evitando até confusões no interior do estabelecimento. Na outra face da moeda é um homem de convicções fortes e amigo dos seus amigos, não pensando duas vezes quando é altura de disparar, quer uma pistola ou uma granada (sim agora há uma caçadeira com lança granadas), fazendo tudo ir pelos ares em aparatosas explosões, tão regulares em GTA: The Ballad of Gay Tony que foram introduzidos ainda mais formas de explosivos, como as bombas pegajosas.

Falando em mandar tudo pelos ares, GTA: The Ballad of Gay Tony, mete-nos por várias vezes nos ares, quer em interrogatórios acesos que podemos fazer às pobres vítimas, ou então através de Base-Jump ou Queda livre, e para estes a Rockstar fez regressar o pára-quedas de GTA: San Andreas. Estes saltos, além de mini-jogos, são uma boa forma de passar mais algum tempo emLiberty City, pois desafiam o jogador a melhores tempos, sendo bastante divertidos.

Outra grande novidade introduzida foi o sistema de pontuação das missões, que agora podemos realizar sempre que quisermos, após completas, através do nosso telemóvel. Certamente vão haver várias missões que vão repetir, não pelos pontos, mas sim pela acção ou diversão, mas esta opção é sem dúvida muito bem vinda e um ponto a favor de GTA: The Ballad of Gay Tony.

Outro pormenor interessante é ver como certas peças da história de GTA: The Ballad of Gay Tony, se encaixam com as de GTA 4, e de GTA 4: The Lost and the Damned. Não vão ser raras as vezes que vão ver algo acontecer que já foi vivido nos outros jogos, e Luiz vai encontrar Niko Bellic e Johnny Klebitz na sua demanda. Tudo parece bem executado e nunca forçado, aumentando a imersão e fazendo parecer que enquanto fazemos a nossa vida, há outras coisas a acontecer pela cidade.
Quanto à jogabilidade, pouco mais há a acrescentar além de mencionar que pouco mudou quando comparado com GTA 4 ou mesmo GTA 4: The Lost and The Damned, é a mesma jogabilidade clássica presente desde GTA 3, que mesmo já estando mais que usada, continua a dar cartas, e é sempre curioso ver como a Rockstar conseguiu utilizar a mesma formula de GTA 4, fazendo-a parecer nova outra vez.

Visitar Liberty City é um misto entre nostalgia e repetição. Se acabaram os restantes GTA 4, eGTA 4: The Lost and the Damned, preparem-se, que pouco mudou aqui além de algumas localizações interiores, no entanto, se são fãs ou nunca jogaram o episódio completo, o motor de jogo e gráfico ainda continua a dar cartas e com alguns truques na manga. O som por seu lado continua fenomenal com vozes muito bem realizadas e uma banda sonora esmagadora, que vê acrescentada uma panóplia de músicas electrónicas associadas ao clima nocturno do jogo.

GTA: The Ballad of Gay Tony acaba sem dúvida a série Episodes From Liberty City em grande forma. Não é de todo o jogo fenomenal que vende consolas, mas é sem dúvida uma excelente aposta se tiverem uma Xbox 360 e um GTA 4. Porém não podemos ser demasiado duros com um jogo que custa apenas cerca de 20 euros (1600 pontos) e oferece quase tanto
conteúdo como um jogo de loja, que em muitos casos têm uma qualidade inferior.

 

Claro que caso não queiram fazer o download no Xbox Live têm sempre GTA: The Ballad of Gay Tony juntamente com GTA 4: The Lost and the Damned no jogo completo GTA: Episodes From Liberty City em exclusivo para a Xbox 360, por um preço mais reduzido e sem necessidade de ter uma cópia de GTA 4 para jogar.

GTA: The Ballad of Gay Tony é sem dúvida um jogo muito bom que supera facilmente grande parte dos jogos que são vendidos acima dos 60 euros. É divertido, acessível e recompensador, e amplia ainda mais um modo online já de si bastante vasto. Não percam a balada de

Gay Tony de forma alguma, pois é em termos de DLC, um dos melhores que já tivemos o prazer de experimentar até hoje.

Podem ver mais imagens e vídeos de GTA: The Ballad of Gay Tonynos links seguintes:
Galeria de imagens - GTA: The Ballad of Gay Tony
Galeria de vídeos - GTA: The Ballad of Gay Tony
 
Grand Theft Auto IV:Episodes From Liberty City (The Lost And Damned)
Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned é a primeira de duas expansões episódicas para as versões para Playstation 3Xbox 360 e PC de Grand Theft Auto IV, desenvolvidas pela Rockstar North. Foi lançado em 17 de fevereiro de 2009.[2] É o terceiro pacote de expansão na série Grand Theft Auto (o primeiro sendo Grand Theft Auto: London, 1961, lançado em 1999), e o décimo segundo lançamento no total.

Jogabilidade

A jogabilidade de The Lost and Damned é similar à do jogo principal, com algumas inovações. Uma delas é uma série de "checkpoints" nas missões, que permitem ao jogador, no caso de uma morte ou de um fracasso, retomar a missão do momento em que esta terminou, tornando desnecessárias novas viagens até o local da missão e novas tentativas de partes já cumpridas. Contudo, isso só funciona ao acionar-se a mensagem de texto que chega à Johnny pelo celular logo depois do fim da missão. Chegar ao ponto de início da missão recomeça-a a partir da primeira animação.

Além deste recurso, o jogo traz novas armas (lança-granadas, meio taco de bilhar, pistola automática, bombas-tubo e duas novas espingardas) e alguns novos veículos. A habilidade de Johnny com motos é superior à de Niko, mas a habilidade com veículos de quatro rodas é inferior.

Por meio de seu celular, o jogador pode ligar para seus amigos para sair ou para requisitar serviços, como motos, armas, e ajuda armada. Uma novidade da expansão é a

Tópico: História do GTA 4 e de seus episódios

xD

bruno | 28/04/2011

é bem legal anti tédio hehe vou baixar hj mesmo

NooooSsSaaaaaa

João | 28/04/2011

wow esses gtas são fodas to louquinho pra compra!

Novo comentário